Auriculoterapia na perspectiva da reflexologia
- Paulo Henrique Mai
- 6 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mar.
A Acupuntura Auricular, ou auriculoterapia, tem suas origens na Medicina Tradicional Chinesa, mas atualmente a abordagem mais comumente utilizada deriva da reflexologia auricular francesa, desenvolvida pelo médico Paul Nogier na década de 1950. Sua base teórica se sustenta na ideia de que a orelha reflete, em forma de um mapa invertido, todo o corpo humano, permitindo a estimulação de pontos específicos para tratar diversas condições de saúde.
Essa publicação faz parte de uma série de publicações sobre a acupuntura auricular:

O Mapa Auricular de Nogier
Paul Nogier observou que a distribuição dos pontos reflexos na orelha se assemelha à posição de um feto invertido. Dessa forma:
O lóbulo corresponde à cabeça;
A hélice e a antélice refletem a coluna vertebral;
A fossa triangular está associada ao sistema musculoesquelético;
A concha representa os órgãos internos.
Modelo comparativo de Nogier; às esquerda imagem do feto invertido e à direita o comparativo do pavilhão auricular
Segundo essa observação apontada por Nogier, seria possível que a estimulação dos pontos auriculares tenha impacto em diferentes regiões do corpo, conforme na posição do feto invertido. A estimulação no lóbulo auricular, por exemplo, estaria associado a questões relacionadas a cabeça e face como dentes, olhos ou mesmo questões de saúde mental.

Como utilizar o Mapa Auricular de Nogier
A aplicação da auriculoterapia segundo a reflexologia francesa é relativamente simples, combinando pontos conforme a correlação de sintomas com o ponto presente no mapa auricular. Um ponto não tem uma ação específica sobre um determinado órgão ou sistema, mas poderia auxiliar esse respectivo órgão no restabelecimento de seu equilíbrio fisiológico. Por exemplo, o ponto do intestino pode ser utilizado tanto quanto a pessoa se encontra com constipação intestinal quanto com diarreia, isso porque tal ponto não "prende" ou "solta" ou intestino, mas o auxilia na busca do equilíbrio de seu estado fisiológico.
Métodos de Estimulação
Dentro da reflexologia auricular francesa, diversos métodos podem ser utilizados para estimular os pontos auriculares:
Agulhas: aplicadas de forma semelhante à acupuntura tradicional;
Esferas e sementes: promovem estímulo contínuo e suave, podendo permanecer por semanas no pavilhão auricular;
Laser e eletroestimulação: alternativas modernas para potencializar os efeitos terapêuticos;
Massagem auricular: pressão manual para ativar os pontos reflexos.
Conclusão
A abordagem francesa da auriculoterapia destaca a relação entre o pavilhão auricular e o corpo a fim de proporcionar benefícios terapêuticos. Sua segurança e praticidade faz com que hoje seja a forma de aplicação da auriculoterapia mais utilizada nos países orientais.
Paulo Henrique Mai, médico acupunturista, em parceria com a Natália Pierdoná, médica de família e comunidade