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Foto do escritorPaulo Henrique Mai

Atendimento médico domiciliar

Atualizado: 7 de abr. de 2023

É inquestionável a praticidade de ter o médico em casa nos momentos em que a gente mais precisa, ou quando se deslocar a um pronto atendimento não é a primeira opção. Desde 2017 trabalho com atendimentos domiciliares e em empresas de Home Care e muitas dúvidas já me foram apresentadas quando se trata de uma consulta médica em casa. Nessa publicação irei apresentar as mais recorrentes:


Há diferença na qualidade do atendimento quando prestado em casa ou no consultório?

Não, a qualidade do atendimento é a mesma, tanto quando realizado no consultório quanto se em casa. Os equipamentos essenciais para o atendimento, como estetoscópio, esfigmomanômetro, aparelho de ultrassonografia portátil ou mesmo as agulhas de acupuntura cabem na maleta médica.


Posso fazer acupuntura em casa?

Normalmente, sim. No momento do atendimento o médico irá avaliar a indicação da acupuntura, assim como as condições do paciente e do ambiente, a fim de determinar se o procedimento pode ser realizado. Se sim, os cuidados com o preparo do ambiente e descarte dos materiais utilizados também ficam sob responsabilidade do profissional.


Se eu fizer a consulta em casa, precisarei ir para o hospital?

Essa pergunta traz consigo mil e uma questões que fazem parte do quotidiano de quem trabalha com cuidados domiciliares e também paliativos, e a resposta só pode ser dada após o atendimento.


O valor da consulta domiciliar é o mesmo da consulta no consultório?

Existe uma recomendação do Conselho Federal de Medicina de que o valor do atendimento domiciliar seja o dobro do valor do atendimento em consultório, e optei por seguir essa recomendação para os atendimentos domiciliares em Maringá. Para as demais cidades da região metropolitana, faz-se necessário avaliar a distância e o tempo de deslocamento a fim de determinar o valor exato.


A consulta domiciliar tem retorno?

Quando iniciamos um novo tratamento ou aguardamos exames complementares a fim de confirmar um diagnóstico temos a expectativa de que encontraremos novamente nosso médico para compartilhar os resultados. Sendo assim, ofereço a possibilidade de retorno sem custo adicional para mostrar resultado de exames ou discutir os efeitos do tratamento. Preferencialmente, esse retorno se dá ou no consultório ou por meio de telemedicina (consulta on-line), e tem uma duração um pouco menor do que do primeiro atendimento.


Você realiza parto domiciliar?

Eu acredito na possibilidade de partos mais humanizados, assim como de partos domiciliares, no entanto, não tenho a experiência necessária para acompanhar trabalhos de parto em casa. Se você procura uma equipe para lhe acompanhar em seu parto domiciliar, entre em contato que temos colegas para indicar.


Doutor, a gente sabe que o fim da vida está perto e gostaríamos de passar esse momento em casa, perto da família, e não no hospital. Você poderia nos ajudar?

Mesmo a morte é um dia que vale a pena se viver! Sim, os cuidados paliativos demandam um olhar especial, cuidadoso, e que pode ser realizado em casa. Podem contar conosco para garantir mais conforto e serenidade em todos os momentos da vida.


Consulta domiciliar é o mesmo que Home Care?

Não, o Home Care é um internamento em domicílio que conta com estrutura semelhante a que dispomos no hospital, como oxigênio, respirador, aspirador, além de uma equipe multiprofissional com fisioterapia, enfermagem, nutrição, terapeuta ocupacional, entre outros. Se houver indicação para Home Care, podemos auxiliar com todo o processo.


Se precisar tomar um soro em casa, como funciona?

Neste caso, entramos em contato com uma empresa de Home Care parceira que dispões de equipe de enfermagem e farmácia para providenciar o soro e medicações injetáveis e realizar a aplicação.


Posso ter animais de estimação em casa no momento da consulta?

Eu adoro animais, no entanto, sugiro que os mesmos não estejam no cômodo da casa onde o atendimento será realizado.


Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato conosco por telefone ou WhatsApp pelo (44) 3346 0523.


Até mais.


Paulo Henrique Mai

Médico de Família e Comunidade

CRM/PR 38.165 - RQE 27.486

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